sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Programar App's ?

Já pensastes em desenvolver aplicativos para sistemas operacionais de celulares? E qual sistema é o melhor?





Definir em qual plataforma apostar é uma dúvida constante entre os desenvolvedores. Além da base de usuários, complexidade e especificações de cada sistema, ponderar a lucratividade é sempre uma questão importante. Para ajudá-los a tomar decisões, a revista Forbes fez as contas e descobriu quanto o desenvolvedor ganha, em média, ao criar aplicativos para iOS, Android e Windows Phone. A pesquisa avaliou o número de apps disponíveis, o total investido pelas empresas nos desenvolvedores e a quantidade de downloads já feitos nas plataformas. O Google, por exemplo, afirma contar com 150 mil desenvolvedores responsáveis por 800 mil apps, baixados 40 bilhões de vezes. Alguns de seus documentos fiscais estimam que, nos últimos 12 meses, a companhia investiu US$ 900 milhões nos criadores de serviços. Já a Apple tem 1,25 milhão de apps, baixados 50 bilhões de vezes por 600 milhões de usuários, que renderam aproximadamente US$ 5 bilhões aos seus 235 mil desenvolvedores. O Windows Phone, por sua vez, contabiliza 160 mil aplicativos, desenvolvidos por 45 mil pessoas. Segundo a empresa, em média, os 12 milhões de usuários do WP baixam 54 aplicativos – logo, conclui-se que já foram realizados 650 milhões de downloads pelo sistema. Sendo assim, chegamos aos seguintes números:


GoogleAppleMicrosoft
Número de aplicativos
por desenvolvedor
553
Número de downloads
por app 
60.00040.0004.062
Rendimento por downloadUS$0,01875US$0,10US$0,1538

GoogleAppleMicrosoft
Rendimento médio por appUS$1.125 US$4.000 US$625
Rendimento médio por desenvolvedor US$6.000 US$21.276 US$2.222

Com base nos números, o Android é o melhor sistema para tornar seu aplicativo conhecido, mas é o menos rentável. Para ganhar dinheiro, o melhor ainda é o iOS, já que a Apple paga quatro vezes mais que o Google. A Microsoft, apesar de desembolsar o maior valor, não tem uma base de usuários tão grande – o que diminui bastante a rentabilidade do aplicativo.
É claro que os cálculos ainda não calculam o lucro indireto que os aplicativos geram com publicidade, compras dentro do serviço ou até mesmo o preço que eles são comercializados. Mas, ainda assim, é possível ter uma boa noção de como está o mercado.

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